sábado, 8 de maio de 2010

A força da marca e do TOP OF MIND

É um tema diariamente discutido, avaliado, comentado, questionado etc. No mundo dos negócios, os profissionais especializados,estrategistas, dirigentes, empresários, investidores e/ou empreendedores possuem muitas dúvidas e incertezas. Quanto investir? Por quanto tempo? Qual o retorno? Qual a importância como fator competitivo? Qual a sua importância nos planos estratégicos nas organizações, etc etc...
Lembrei-me de um episódio lúdico que contei nesta semana à um grupo de jovens e que representa muito bem esta importância. Eles riram muito no primeiro momento e logo um deles ficou sério e disse: "Pô! Isto é o estado da arte, quem conseguir chegar lá não tem pra ninguém!"
Todos pararam de rir .... por um minuto todos se calaram ... Lá vai a "pérola" ..
Nas décadas de 70 e 80 era comum a fabricante de cerveja Antarctica oferecer como brinde algumas caixas ao melhor jogador em campo do campeonato brasileiro. Era parte do seu plano de mídia para promover a marca e combater a líder de mercado Brahma. Um lateral do Corinthians que jogou na seleção brasileira e que prefiro não citá-lo nominalmente, jogou muito e foi eleito o melhor jogador em campo, ganhando assim 2 caixas de cerveja Antarctica. Ao final do jogo sabedor do prêmio, em entrevista à imprensa, foi agradecer o prêmio recebido e disparou a seguinte "pérola" "Quero agradecer a Antarctica, pelas 2 caixas de Brahma que me mandou!"
Transformar a marca em sinônimo de produto, bem como fizeram também a Xerox, Gillette e outros, é realmente chegar ao estado da arte como força de marca e ser um legítimo TOP OF MIND.

Um comentário:

  1. Mix de muito dinheiro e estratégia inteligente durante muitos anos ... arte sim mas muito foco, trabalho, dedicaçao, estudo pesquisa e dinheiro tbm.
    Gostei!

    ResponderExcluir