quarta-feira, 12 de maio de 2010

A Aviação é estratégica para o futuro do Brasil?

Para nós, profissionais na área e apaixonados pelo setor, obviamente que a resposta é positiva. Entretanto, ficamos surpresos e até preocupados com a matéria publicada em um jornal de grande circulação, no início de maio, onde tratava os rumos da economia e temas estratégicos para o futuro. A matéria, rica em informações, destacou o avanço do Brasil nesta área, saltando da 61ª em 2007 para a 41ª posição em 2010 no ranking do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), que mede a eficiência logística e apresenta, com propriedade, as reduções dos custos logísticos e os avanços alcançados com a privatização de alguns portos e rodovias. No entanto, ao tratar da infra estrutura e logística, ignorou inteiramente o assunto aviação comercial.
Será que estamos em situação compatível com a demanda e seu crescimento nos próximos anos? Mais uma vez, para nós profissionais na área, sabemos que a resposta é negativa.
Esta realidade é divulgada cotidianamente por diversos veículos e mencionada com frequência pelas autoridades do setor. Independentemente dos grandes eventos esportivos de 2014 e 2016. Com o crescimento da demanda em 2009 de 17,65%, e em 2010 de janeiro à abril, 32,2%, temos fortes indícios de que um colapso aéreo está próximo.
E a nossa guardiã dos aeroportos, a INFRAERO? Há alguns anos, ela criou o Aeroshopping, priorizando a área comercial em detrimento da aviação. Os investimentos nos últimos anos não foram compatíveis com o crescimento da demanda, especialmente os investimentos estruturais, e com isso, grandes gargalos foram criados, o mais agudo, no maior mercado brasileiro, São Paulo.
Estamos colocando em risco o crescimento econômico do Brasil, especialmente do desenvolvimento do turismo.
Vamos perder uma grande oportunidade de dar um salto qualitativo e quantitativo, ganhar escalas econômicas, e deixaremos de gerar milhões de empregos , além de limitar as viagens de negócios e de lazer de milhões de brasileiros.
Em 2025, segundo estudos da ICAO/IATA, a aviação comercial brasileira será tres vezes maior que a de hoje.
Como ignorar esta realidade?

Um comentário:

  1. Bom panorama do transporte no Brasil. A forca da economia de um pais tambem e medida segundo sua eficiencia logistica. Com esses numeros fica bem clara a nossa situacao. Os investimentos em infra-estrutura ja deveriam ter sido feitos faz tempo.

    Agora, como a 10a maior economia do mundo fica patinando neste assunto?

    Um Abraco,

    Caio

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