domingo, 6 de junho de 2010

E AS ESTRADAS BRASILEIRAS ?

Como ex caminhoneiro, tenho uma razoável compreensão da relevância das estradas brasileiras para o desenvolvimento de nosso país.
No segmento de cargas, 70% do transporte é realizado por via rodoviária, em contraste com outros países que competem conosco no mercado internacional. Nos Estados Unidos é de 26%, na Austrália de 14% e na China 8%, apenas para exemplificar e ter uma comparação. Sua importância no CUSTO BRASIL é significativa. Os exportadores conhecem bem esta realidade.
No segmento de passageiros, são mais de 150 milhões que viajam por ônibus e não temos estatísticas precisas da legião que viaja por automóvel. Somos campeões em acidentes.
E os investimentos?
Segundo o IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica aplicada, só nas rodovias federais, o Governo precisaria investir mais de R$ 180 bilhões.
No programa do PAC do atual governo, está previsto apenas 13% deste montante com um agravante, só 30% das obras estão sendo tocadas de acordo com o cronograma.
Temos condições de ter um crescimento econômico sustentável nos próximos anos?
Vamos continuar com este déficit neste setor tão vital para nossa economia?
Logicamente, se o Governo continuar aumentando seus gastos correntes, não haverá sobra para estes e outros investimentos em infraestrutura.
O Governo precisa aumentar, e muito, a sua poupança para poder investir e obviamente é inadmissível fazê-lo via aumento de carga tributária.
As Parcerias Público-Privadas (PPPs) podem ser uma solução. Regulamentadas em 2004, elas precisam ser priorizadas, para dar velocidade à execução das obras e precisam ter uma amplitude maior nas ações, contemplanto também, os investimentos na ampliação das rodovias e não apenas na sua recuperação. Só assim poderemos atender as necessidades, primeiro, na cobertura do déficit atual, segundo para atender o crescimento da economia que gerará, como consequência, o aumento de tráfego, tanto de cargas como de pessoas. UM DESAFIO! Será que temos que esperar ações concretas só no próximo governo?
TODO BRASIL PEDE MAIS INFRAESTRUTURA

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